loading...

Plectranthus 'Blue Yonder'




As pequeninas e azuladas flores que se agrupam em hastes acima da folhagem, já seria o suficiente para o Plectranto variegado dar um toque de sofisticação e bom gosto ao jardim, mas a espécie que é uma mutação natural do Plectanthus parviflorus, vai muito além e esbanja ornamentabilidade também em sua densa folhagem.
Pertencente a família botânica lamiáceas, o Plectranthus 'Blue Yonder' é uma herbácea perene de até 70cm de altura, originária da África do Sul, que no Brasil se popularizou com o nome de Plectranto variegado.
Sua folhagem é composta por lâminas verde-escuras serrilhadas e com as bordas brancas, já suas belas inflorescências surgem durante todo o ano e ainda com maior intensidade durante a Primavera e Verão.
Versátil ela pode ser cultivada em canteiros, vasos e floreiras ornamentais ou ainda forrando grandes áreas, oferecendo ao jardim um belo visual, bem ornamental. Pode ser cultivada também em canteiros de pedra, combinado com Bromélias ou plantado em maciços.
Típico de clima subtropical, também se adapta bem as regiões mais quentes do País e como aprecia bastante a umidade, ele também é uma boa opção para jardins em regiões litorâneas.
Seu cultivo deve ser evitado em locais sujeitos a geadas ou de frio intenso, pois o gelo pode queimar suas folhas e fazer com que a espécie que normalmente é perene, se comporte como anual. r
O Plectranto variegado é bem rústico, portanto é muito fácil de ser cultivado, não requerendo muitos cuidados.
Aprecia solos bem drenados, férteis, ricos em matéria orgânica e com regras de duas a três vezes por semana, mantendo assim o substrato sempre úmido. Para manter a herbácea com muitas flores, recomenda-se remover periodicamente as hastes florais secas, já as podas que consistem no corte de aproximadamente 20cm dos ramos, só devem ser feitas se a planta ficar desidratada.
Deve ser adubada a cada 3 meses com NPK 10-10-10. Multiplica-se por meio de estaquia.



Unknown

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário