loading...

Hotel de Insetos - Ecológicamente Correto




A crescente urbanização de áreas verdes afeta cada vez mais a vida dos insetos, diminuindo consideravelmente o espaço de seu habitat natural. Nesta crescente invasão de construções e urbanismo, os insetos que mais sofrem com a ocupação humana são os polonizadores, que muitas vezes acabam por ficar desprovidos de abrigo, alimento e local adequado para sua reprodução, muitas vezes totalmente indefesos diante do perigo, encurralados pelo concreto das construções.
Naturalmente que esta situação leva a um micro desequilíbrio ambiental que pode comprometer consideravelmente a saúde de um jardim, ou seja, de nada adianta você contribuir com a preservação ambiental se teu vizinho prefere a erradicação do verde e dos insetos que nele vivem. É preciso criar condições para reverter a ocupação e atrair novamente os insetos benéficos de volta ao seu território.
Favorecer a vida de alguns insetos que vivem no seu jardim, além de criar um ambiente de vida agradável, muitas vezes ainda assegura o equilíbrio biológico do local, sem ter que recorrermos a substâncias químicas para controle de eventuais pragas.
Para assegurar ambiente propício e abrigo a alguns insetos em nosso jardim, podemos oferecer aos nossos amiguinhos um hotel para insetos. Trata-se de um abrigo produzido em sua grande maioria em madeira com o objetivo de oferecer todas as condições necessárias de abrigo, proteção e bem estar aos pequeninos amigos do jardim.
No hotelzinho de insetos vamos esporadicamente encontrar hóspedes como borboletas, abelhas, joaninhas e chrysopidae.
A ideia destes hotelzinhos para insetos é muito difundido no exterior, principalmente nos Estados Unidos, onde muitos jardinistas criativos e responsáveis se utilizam dos mais diversos tipos de materiais para atrair a maioria de insetos benéficos ao ecossistema do jardim e assim diminuir o impacto da ocupação humana nos habitats naturais dos pequeninos.
É possível comprar os hotelzinhos de insetos já prontos em sites de compras pela internet ou fazer em casa mesmo. Geralmente é possível utilizar matérias que fatalmente seriam descartados no meio ambiente, como restos de madeiras, telas, pedras, telhas, placas, manilhas, armações, plantas, musgos e tudo mais que sua criatividade imaginar.
Lembrando que cada inseto se agrada de um determinado ambiente e que tintas, vernizes e plásticos podem afugentar os pequeninos do seu hotel, ou seja quanto mais imitarmos a simplicidade e rusticidade da Natureza, mas hóspedes teremos.
No meu Blog Mais Flores deixei mais algumas imagens que podem te ajudar aflorar sua criatividade no link abaixo.














AleCorreia2000

Conheça melhor o autor deste blog seguindo o perfil Circulo do Verde nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário